/

Governo do Pará dá início às obras de revitalização do ‘chapéu do Barata’, em Belém

Governo do Pará dá início às obras de revitalização do ‘chapéu do Barata’, em Belém

Nesta terça-feira, 11, o governo do Pará assinou a ordem de serviço para iniciar as obras de requalificação do Memorial Magalhães Barata, conhecido como Chapéu do Barata, situado no bairro de São Brás, em Belém.

As obras vão abranger o prédio de dois pavimentos, transformando-o em uma Estação Cidadania com diversos serviços para a população, além da Praça da Leitura. No total, 211,31 m² serão reformados.

Chapéu do barata receberá obras de requalificação.
Chapéu do barata receberá obras de requalificação. Foto: Agência Pará

O memorial, uma construção circular, homenageia Magalhães Barata, representado por seu capacete, utilizado durante mais de 20 anos de governo (1930-1956). Os triângulos vermelhos simbolizam o Estado do Pará e seu povo. Após a conclusão, o local oferecerá serviços como emissão de documentos, carteira de identidade, e atendimentos pela Polícia Civil e Detran. A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) será responsável pela administração da Estação Cidadania.

Durante a cerimônia de assinatura, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou que esta é mais uma obra do Governo do Estado, preparando a capital para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

“As obras em andamento já geraram cinco mil empregos diretos para a nossa população, além dos benefícios futuros, como a valorização turística da cidade,” destacou Ghassan.

Estação Cidadania no Chapéu do Barata

A nova Estação Cidadania contará com 16 ambientes, incluindo salas de atendimento, recepção, sala da Polícia Civil, além de banheiros, copa, arquivo e áreas administrativas. A previsão de entrega à população é para outubro deste ano. No final de maio, foram realizados serviços de limpeza, higienização da área, instalação de tapume e montagem do canteiro de obra.