Nesta terça-feira, 11, o governo do Pará assinou a ordem de serviço para iniciar as obras de requalificação do Memorial Magalhães Barata, conhecido como Chapéu do Barata, situado no bairro de São Brás, em Belém.
As obras vão abranger o prédio de dois pavimentos, transformando-o em uma Estação Cidadania com diversos serviços para a população, além da Praça da Leitura. No total, 211,31 m² serão reformados.
O memorial, uma construção circular, homenageia Magalhães Barata, representado por seu capacete, utilizado durante mais de 20 anos de governo (1930-1956). Os triângulos vermelhos simbolizam o Estado do Pará e seu povo. Após a conclusão, o local oferecerá serviços como emissão de documentos, carteira de identidade, e atendimentos pela Polícia Civil e Detran. A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) será responsável pela administração da Estação Cidadania.
Durante a cerimônia de assinatura, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou que esta é mais uma obra do Governo do Estado, preparando a capital para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.
“As obras em andamento já geraram cinco mil empregos diretos para a nossa população, além dos benefícios futuros, como a valorização turística da cidade,” destacou Ghassan.
Estação Cidadania no Chapéu do Barata
A nova Estação Cidadania contará com 16 ambientes, incluindo salas de atendimento, recepção, sala da Polícia Civil, além de banheiros, copa, arquivo e áreas administrativas. A previsão de entrega à população é para outubro deste ano. No final de maio, foram realizados serviços de limpeza, higienização da área, instalação de tapume e montagem do canteiro de obra.
CHAPÉU DO BARATA
Nesta terça-feira, 11, foi assinada pelo governo do Pará a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Memorial Magalhães Barata, o Chapéu do Barata, monumento localizado no bairro de São Brás, em Belém. pic.twitter.com/fzguzHL8QG
— BT Mais (@belemtransito) June 11, 2024