Após publicação do decreto nº 2.915 em edição extra do Diário Oficial do Estado do Pará na noite desta segunda-feira, 27, o município de Abaetetuba teve declarada situação de emergência por 180 dias após erosões acontecidas no fim de semana. Os incidentes atingiram imóveis e estruturas da cidade como postes de energia.
O decreto permite apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e Defesa Civil, às 108 famílias que precisaram ser retiradas dos bairros São João e São José, afetados pela tragédia natural. Eles segues alojados no ginásio da cidade, onde recebem apoio de uma força-tarefa montada pelo Governo Estadual, com serviços de suporte médico e psicossocial, além de emissão de documentos, aluguel social e levantamento técnico de danos para a população.
As equipes de Corpo de Bombeiros, secretarias de assistência, obras, saúde e habitação, juntamente com agentes das polícias Civil e Militar também garantem apoio para o diagnóstico das área afetadas por deslizamentos de terra, além de fazerem levantamentos das obras necessárias para reestruturar o município.
Entenda a situação da cidade de Abaetetuba, no nordeste paraense: