As inscrições para o “Escola da Vida” (PEV), programa com pacote de formação em noções para prevenção de acidentes, precaução de incêndios, educação ambiental e trânsito, estão abertas e seguirão até a próxima sexta-feira (17/02), podendo ser feitas exclusivamente pelo site do Corpo de Bombeiros do Pará, de forma gratuita.
O programa de formação oferecido pelo governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBPA), é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade, com idade entre 12 a 15 anos. As aulas deste ano iniciarão no dia 6 de março. O subtenente do CBPA e coordenador pedagógico do Programa Escolar da Vida, Paulo Palmeira, destaca que a formação tem como objetivo fomentar a cultura de paz e assegurar a construção da cidadania. “Nós vamos trabalhar com noções básicas de prevenção de incêndios, salvamento em altura, terrestre aéreo e aquático. Noções de primeiros socorros domésticos e instruções para informática”, pontuou.
A coordenadora do programa, Mireia Cafezakis Moutinho, destaca que atentou-se para a carência de pessoal disponível para tal demanda na Corporação, assim resolveu convocar militares da reserva remunerada, experientes nesse tipo de missão, além de oportunizar aos ex-alunos, agora jovens adultos, a atuarem no suporte administrativo como voluntários civis.
O PEV já atendeu efetivamente mais de 3.200 alunos matriculados. Com a pandemia, em março de 2020, o programa foi suspenso, e com essa parada percebeu-se a necessidade de reestruturar seu projeto político pedagógico, agregando mais valores às suas atividades.
O programa ampliado vai funcionar em todas as sete Usinas da Paz da região metropolitana de Belém, através de uma parceria com a Secretaria Estratégica da Cidadania (Seac). A proposta do PEV é agregar às ações desenvolvidas pelo estado uma abordagem lúdica motivacional, onde o público alvo se aproprie da essência disciplinar oriunda das atividades bombeiro militares e multiplique o conhecimento adquirido positivamente na sua comunidade. O programa constitui uma atividade de responsabilidade social adotada pelo CBMPA dentro do plano Estadual de Segurança Pública para criança e adolescente.