////

Governo do Pará inaugura usina da Paz no Jurunas/Condor

Moradores dos bairros Jurunas e Condor, em Belém, viram nesta sexta-feira (21) se materializar o acesso aos serviços gratuitos da Usina da Paz (UsiPaz), projeto integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. A entrega do amplo complexo de cidadania, feita pelo governador Helder Barbalho, foi marcada por diversas manifestações culturais, na presença de várias autoridades estaduais e municipais.

Inauguração da nova Usina da Paz que leva cidadania e mais de 80 serviços gratuitos para a população do Jurunas e Condor. Reprodução: Alex Ribeiro/ Agência Pará.

“O conceito das Usinas da Paz é mostrar que em uma periferia, local que antes era esquecido, quando o governo chega, faz obras e oferta serviços, ele colabora com a comunidade para a transformação desse ambiente, trazendo paz e fazendo com que as pessoas possam se sentir valorizadas. É isso que estamos fazendo aqui, chegando com essa Usina da Paz, no bairro do Jurunas e da Condor. Esse é o melhor equipamento público de cidadania e transformação social do Brasil”, enfatizou Helder Barbalho.

Assim como nos outros complexos multifuncionais já em funcionamento, os moradores deste Território terão acesso a mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; treinamento de lideranças; capacitações e cursos profissionalizantes.

“Esse espaço aqui é um motivo de grande orgulho ao Pará. Ele chama a atenção do Brasil inteiro, porque é um exemplo de como a gente pode e deve integrar uma comunidade que antes era invisível, esquecida, pessoas que são maravilhosas, criativas, trabalhadoras, e não tinham um espaço como esse. Aqui nós temos 10 mil metros quadrados (m²) de terreno, com 6.500 metros de área construída, com diversos espaços e serviços que vão congregar jovens e idosos, e ser aquilo que as pessoas estão chamando de ‘nossa segunda casa’, gerando oportunidade de inclusão social”, ressaltou o secretário Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pela coordenação do projeto.

Esporte, serviços e lazer são opções para a comunidade. Reprodução: Alex Ribeiro/ Agência Pará.

Os moradores vão poder se inscrever nas atividades já na próxima segunda-feira (24), a partir de 13 h, na recepção da UsiPaz. Basta levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. O cronograma de atividades e vagas será divulgado nas redes sociais da Usina da Paz.

ESPAÇO

A estrutura tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

A estudante Maria Eduarda Douro, moradora da Condor, disse estar ansiosa para usufruir dos serviços. “Queria muito que chegasse a Usina da Paz aqui no meu bairro. Não vejo a hora de me inscrever nas atividades. Vai ser muito bom”, afirmou.

“É um sonho que está sendo realizado para nós aqui do bairro. Vou querer fazer hidroginástica, usar a biblioteca para ler, porque gosto muito de leitura. Estou muito feliz”, disse a moradora Graziela de Moraes.

Quadra poliesportiva e quadras de areia são opções de diversão. Reprodução: Alex Ribeiro/ Agência Pará.

PARCERIA

As obras geraram 394 postos de trabalho, patrocinadas pela empresa de alumínio e energia Hydro e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

“Essa iniciativa está alinhada com os valores e à estratégia de responsabilidade social corporativa da empresa e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Educação, emprego e acesso à cultura são transformadores sociais, e a Hydro está comprometida com o objetivo de tornar a sociedade onde opera mais inclusiva e melhor para todos”, informou Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas para Hydro na América do Sul.

MAIS UMA

As Usinas da Paz são complexos multifuncionais idealizados pelo Governo do Pará, que buscam transformação social, redução da violência e cidadania. Já estão em funcionamento a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano passado; a UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Nova União, em Marituba, desde março deste ano; a UsiPaz Bengui, em Belém, desde março, e as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente.

Segundo dados divulgados pela Seac, as seis UsiPaz já contam com mais de 570 mil beneficiamentos. Estão em construção mais duas unidades: as UsiPaz Terra Firme e Guamá, ambas em Belém.

Sala de canto e de culinária são opções para se descobrir. Reprodução: Alex Ribeiro/ Agência Pará.

ATENDIMENTO

Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08 às 22 h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 08 às 18 h, a Usina funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.

A UsiPaz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos.

*Com informações de Agência Pará