/////

Governo do Pará marca presença na COP 28 com projetos para reduzir impactos ambientais

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP 28) teve início nesta quinta-feira, 30, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Como um dos protagonistas desta edição, o governo do Pará vai apresentar cerca de 10 alternativas, ao longo da programação, para frear a emissão de gases do efeito estufa e formas de intervenção de impactos ambientais. 

O governador Helder Barbalho afirmou que a importância de marcar presença no evento é sobre colocar o debate em prática o desenvolvimento socioeconômico: “Na Amazônia temos 29 milhões de pessoas, e nada que se discuta sobre a Amazônia, que não inclua as pessoas, não será sustentável”.

Pela primeira vez na história do Pará, governador e vice-governadora vão estar participando do evento juntos. Belém, a capital paraense, também é oficialmente a sede da COP 30, que está prevista para acontecer em 2025. 

“O Estado do Pará tem buscado sempre construir a lógica de combater as ilegalidades e reduzir o desmatamento, mas também apresentar um plano de pagamento por serviços ambientais, plano de restauro para recuperar áreas antropizadas (já modificadas pelo homem), plano de bioeconomia para pegar a biodiversidade e transformar em uma nova economia da floresta”, completa o governador paraense que também é membro do Comitê diretivo da COP 28.

O governo do Pará vem ganhando certo protagonismo, desde a COP 25, com projetos e ações desenvolvidas para lidar com a agenda climática e ambiental na Amazônia. 

Com informações da Agência Pará*