O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou um decreto que proíbe a permissão, autorização e utilização de fogo, inclusive para limpeza e manejo de áreas, em todo o estado A medida foi oficializada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial.
O decreto, que declara situação de emergência, impõe uma proibição válida por 180 dias úteis, com possibilidade de prorrogação por igual período. O objetivo é conter os incêndios florestais, controlar as queimadas descontroladas e reduzir a elevada emissão de fumaça que vem afetando significativamente a qualidade do ar em várias partes do estado.
O documento assinado pelo governador destaca a gravidade da situação, citando os incêndios em áreas de cobertura florestal, a falta de controle sobre as queimadas, o baixo índice de chuvas e a deterioração da qualidade do ar como fatores críticos que justificam a adoção dessas medidas rigorosas.
Em vídeo oficial publicado pelo Governo do Estado, Helder Barbalho afirmou que a medida é necessária para evitar maiores impactos ambientais.
“É uma medida dura, porém necessária. Estamos vivendo uma urgência ambiental com 3.300 focos de queimadas no país”, afirmou.