///

Governo usará Fundo Amazônia para ajudar povo Yanomami, segundo Marina Silva

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, afirmou durante entrevista coletiva em Brasília, nesta segunda-feira, 30, que o Governo Federal irá usar os recursos do Fundo Amazônia para ajudar na crise emergencial dos Yanomami.

A entrevista foi feita após uma reunião de Marina com a Ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze, onde foram discutidos assuntos de cooperação de projetos ambientais entre os dois países em defesa do bioma. A embaixadora alemã anunciou que fará uma doação de 200 milhões de euros, cerca de 1,1 bilhão de reais na cotação do real atual, ao Fundo Amazônia.

Durante a entrevista Marina afirmou que os recursos captados vão ser usados não só para ajudar a crise humanitária com recursos de saúde ou alimentícios, mas também para combater o garimpo ilegal que está presente também em outras comunidades indígenas: “Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; A parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades”, disse Marina.

O projeto Fundo Amazônia foi suspenso durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, porém, será retomado no Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A crise humanitária dos Yanomami já tem ajudas garantidas, através da doação informada pelo presidente executivo da comissão europeia, Frans Timmermans, que assegurou a doação de 500 a 700 mil euros, cerca de R$ 4,2 milhões na cotação atual do Real.