Nesta quinta-feira, 24, a cúpula do Brics anunciou que vai ampliar o bloco. O grupo, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, decidiu convidar formalmente seis países para se tornarem novos membros: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
E um desses convites ressoou nas redes sociais. Os argentinos utilizaram o Twitter (ou X) para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamaram de “político latino-americano com maior visão geopolítica e de integração regional vivo”.
“Obrigada, Lula, te amamos em nossa querida Argentina”, disse outra internauta.
Teve até montagem de uma bandeira com as cores verde e amarela, representando o Brasil, e o azul celeste e branco, representando a bandeira dos hermanos.
EXPANSÃO DO BLOCO
Lula já declarou publicamente ser favorável à entrada de “vários países” e demonstrou, assim como membros do governo brasileiro, desejo de contar com a Argentina no bloco.
“Eu defendo que nossos irmãos da Argentina possam participar dos Brics. Eu defendo isso, vamos ver na reunião como é que fica, mas eu defendo. Se vai ser agora, daqui a um mês, dois meses, não sei. Mas eu defendo que é muito importante a Argentina estar no Brics”, disse Lula.