Há 20 anos, no dia 9 de agosto de 2003, a rede Globo exibia a icônica cena dos tiros que resultaram na morte da personagem Fernanda, ex-amante de Teo (Tony Ramos) e mãe de Salete (Bruna Marquezine), vivida pela atriz Vanessa Gerbelli, na novela “Mulheres Apaixonadas”, de Manoel Carlos.
A cena teve pico de audiência no dia da sua exibição, já que o “spoiler” da morte da personagem, já tinha sido noticiado em todas as revistas de novelas da época e era esperada pelo público.
Os tiros que atingiram os personagens Fernanda e Teo (Tony Ramos) foram de balas perdidas, consequência de um assalto e uma perseguição policial nas ruas do Leblon, no Rio de Janeiro. O capítulo de número 150 de “Mulheres Apaixonadas” marcou uma geração. Com a a morte da personagem, o autor abordou os casos de violência no Rio e defendeu o desarmamento. Inclusive, uma marcha contra a violência foi feita pelos personagens do folhetim dias após a morte da mãe de Salete.
MAIS DE 400 PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS:
As primeiras cenas da sequência de perseguição policial que resultou nos tiros começaram a ser gravadas por volta das 9h30 do dia 2 e duraram um dia inteiro. Nenhum ator do elenco principal esteve presente nas primeiras gravações.
Já a cena com Fernanda e Téo durou mais de sete horas e só foi feita no dia 5 de agosto. A primeira gravação reuniu mais de 400 pessoas da equipe global e teve cerca de 1.000 curiosos ao longo das sete horas “espiando” tudo nos arredores das ruas.
REGRAVA QUE DEU RUIM!
Por que tu falou em primeira gravação, tia Poplist? Simplesmente a cena precisou ser refeita já que um “engraçadinho” fez uma foto COM FLASH bem na hora do tiro, o que refletiu nas câmeras e acabou com toda a gravação, virando pauta de programas de fofoca de todo o Brasil.
A cena foi regravada no dia seguinte, com uma equipe menor, e claro, com menos curiosos ao redor.
Esse foi um dos primeiros trabalhos de Bruna Marquezine que ainda criança, marcou uma geração com a personagem Salete.
Reveja:
E aí, arrepiou? Viu na época da exibição? Lembra da “papagaiada” do flash? Conta nas nossas redes.