/

Hamas aceita acordo para cessar-fogo; Israel nega e diz não ter demandas atendidas

O grupo terrorista Hamas afirmou que vai aceitar o acordo de cessar-fogo em Gaza formulado pelo Egito e Catar. Segundo a agência de notícias Associated Press, um comunicado foi emitido pelo Catar confirmando que o líder político do grupo, Ismail Haniyeh, aceitou os termos do acordo. 

O porta-voz das forças de defesa de Israel estaria estudando como responder, porém vão continuar operando na Faixa de Gaza. O aceite de trégua vem logo após uma ordem de retirada da Força de Defesa de Israel (FDI) para 100 mil palestinos, sinalizando uma possível invasão terrestre em Rafah. 

Hamas aceita acordo para cessar-fogo na faixa de Gaza elaborado pelo Egito e Catar 
Hamas aceita acordo para cessar-fogo na faixa de Gaza elaborado pelo Egito e Catar 

A GUERRA ENTRE ISRAEL E HAMAS

A guerra começou após um ataque feito pelo grupo Hamas surpreender Israel no dia 7 de outubro, ocasionando a morte de mais de 1.200 pessoas, além de marcar 252 reféns feitos. Após o início do conflito já foram contabilizados mais de 77 mil pessoas feridas e mais de 20 mil mortos. 

*Atualização*

ISAREL NEGA ACORDO

Israel decidiu avançar com a operação militar em Rafah, horas após o Hamas concordar com os termos do cessar-fogo. Segundo o gabinete do primeiro ministro de Israel, o acordo “não atende as exigências essenciais”.

Agora a operação aprovada vai “aplicar uma pressão militar sobre o Hamas, visando fazer progressos na libertação dos reféns e outros objetivos de guerra”. Israel também afirmou que vai enviar agentes para seguir com as negociações de um acordo.