//////

Helder Barbalho discute COP30 com parlamentar britânico e segue agenda na Inglaterra

Em viagem à Inglaterra, o Governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu nesta quinta-feira, 16, com o parlamentar do Partido Conservador da Inglaterra Alok Sharma, a fim de discutir a COP30, que pode ser realizada em Belpem. Alok foi presidente da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 26), realizada em Glasgow, na Escócia.

Segundo Helder, o encontro foi positivo por conta do intercâmbio de experiências e ele reafirmou o compromisso do Brasil, do Estado do Pará e dos Estados Amazônicos para que, efetivamente, o país possa estar a frente de discussões para a construção de um modelo que olhe pelas pessoas e construa a sustentabilidade da sua floresta.

“Tivemos a oportunidade de trocar impressões a respeito da experiência do Reino Unido de sediar a COP26, em 2021, a partir da candidatura de Belém como cidade sede para a COP 30, em 2025. Reportando a necessidade da interlocução com os países signatários dos acordos climáticos, e discutindo as emergências. Das urgências e das necessidades de todos estarem convencidos que cada país precisa liderar as transformações do uso do solo, combater as ilegalidades ambientais, construir modelos sustentáveis para as suas economias com o baixo carbono nas suas emissora”, enfatizou o governador.

Os encontros oficiais se encerram nesta sexta-feira, 17, com mais diálogos sobre biodiversidade, Amazônia, as oportunidades do Estado e os compromissos do modelo de desenvolvimento social e sustentável que vem sendo implantado no Pará.

Helder Barbalho está no país britânico à convite do rei Charles III, para tratar da possível realização da 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) na capital paraense, em 2025. Articulações para Belém sediar uma edição da COP de 2025 foram iniciadas pelo governador Helder Barbalho ainda na última edição do evento, em Sharm El Sheikh, no Egito.