////

Helder Barbalho participa nos EUA de encontro que debate mudanças climáticas na Amazônia

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, 5, o governador Helder Barbalho (MDB) participa do evento “Amazonian Leapfrogging”, na universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos EUA. Líderes indígenas, ativistas brasileiros, empresários, pesquisadores e outras lideranças políticas também estão presentes no primeiro dia do encontro. Amanhã, 6,  novas rodas de debates acontecem.

Helder Barbalho no evento “Amazonian Leapfrogging”. Foto: Reprodução.

O evento iniciou às 15h, com a líder indigena e coordenadora do Movimento Juventude Indígena, Txai Suruí, que após participar da COP 26 em Glasgow ganhou visibilidade internacional.

Txai Suruí. Foto: Reprodução.

A crise climática na Amazônia é o ponto central do evento, as rodas de conversa e outras discussões estão sendo transmitidas pelo canal Brasil Lab At Princeton University, no YouTube, envolvendo o desenvolvimento sustentável da região amazônica, medidas para controlar o desmatamento, aumento da produtividade agropecuária, entre outros.

Transmissão do evento.

No segundo dia de evento, que não será transmitido pela internet, serão discutidos os resultados do projeto Amazônia 2030, que servirá de base para criar políticas públicas com o intuito de implementar a economia verde na região para enfrentar as mudanças climáticas e o desmatamento agressivo que a região amazônica sofre.

Banner do evento. Foto: Reprodução.

Esse evento acontece ao mesmo tempo em que um estudo, publicado pela Rede Ambiental Mídia, divulga que 20% da bacia hidrográfica amazônica já está altamente impactada pelo avanço da mineração ilegal e geração de energia hidrelétrica que contamina os rios, animais e a população que depende dessas águas.

Segundo a pesquisa, a agropecuária também possui uma parcela de responsabilidade na contaminação dos rios. Os dados mostram que 21% dos rios trazem riscos ao meio ambiente e aos moradores que moram nesse local. Além da contaminação, essas atividades ilegais fazem emergir conflitos entre garimpeiros e indígenas.

O governador Helder Barbalho fará um discurso em um jantar, ao final do evento, junto com falas da líder indígena Juma Xipaya e Jorge Viana, ex-governador e ex-senador do estado do Acre.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Helder Barbalho (@helderbarbalho)

Helder Barbalho em seu Instagram falando sobre o evento.