/

Helicópteros ajudam no combates contra focos de incêndios no interior do Pará

Imagem: Agência Pará

RESUMO: O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) tem realizado intensos esforços no combate a incêndios florestais no Pará, com mais de 250 lançamentos de água em terras indígenas até o momento. Utilizando um helicóptero equipado com “Bambi Bucket”, capaz de transportar até 500 litros de água, as operações se concentram especialmente na região da aldeia Gaviões Parkatêjê, em Bom Jesus do Tocantins, além de outras áreas afetadas como Breves, Jacareacanga e São Félix do Xingu.

Matéria completa:

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) já fez mais de 250 lançamentos de água em terras indígenas, para combater incêndios nas áreas de floresta do território paraense

Uma aeronave da Grasep está atuando na região da aldeia Gaviões Parkatêjê, em Bom Jesus do Tocantins, a 40 km de Marabá. A região tem sido afetada pelos focos de incêndio na área de floresta do local. 

Segundo o Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o trabalho das equipes está sendo diário para evitar incêndios florestais: “Em mais uma missão de apoio às causas ambientais, o Graesp está atuando diariamente para que os focos de incêndio no nosso estado sejam minimizados e extintos. Nossas aeronaves estão lançando água nos focos, assim como, em solo, nossas equipes estão trabalhando de forma intensa para o enfrentamento aos incêndios nas florestas do território paraense”, afirmou.

Helicópteros ajudam no combates contra focos de incêndios no interior do Pará
Imagem: Reprodução/Agencia Pará

O helicóptero usado no combate aos incêndios chamado de “Bambi Bucket”, que permite a coleta de água de fontes próximas aos focos de incêndio, como açudes e igarapés, tem capacidade máxima de 500 litros de água, para despejar nas áreas de foco identificada

As ações se iniciaram no município de Breves, no Marajó, onde ficaram por quase 30 dias no combate aos incêndios, até seguirem para Jacareacanga, próximo ao município de Tomé-Açu, no sudoeste do estado.

As equipes também agiram contra os focos de incêndio na região de São Félix do Xingu, durante a  “Operação Curupira”, coordenada pelas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e  Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).