Um homem negro foi agredido com cintadas nas costas por outro homem branco, que ofereceu R$ 10 pela violência, em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
A agressão, registrada em vídeo, ocorreu em frente a um bar no dia 10 de novembro, mas ganhou repercussão após a gravação viralizar recentemente. O autor, José Maria Vilaça, de 44 anos, foi preso preventivamente nesta quinta-feira, 21, sob acusações de racismo e tortura. Veja o vídeo:
A vítima, Djalma Rosa da Costa, de 45 anos, foi inicialmente identificada como uma pessoa em situação de rua e dependente químico. No entanto, a Prefeitura de Itaúna esclareceu ao portal G1, que Djalma possui residência, familiares e é acompanhado desde 1995 pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para tratamento contra a dependência química. Segundo o órgão, ele recebeu assistência após o incidente.
O agressor alegou, em entrevista ao G1, que a violência teria ocorrido com consentimento da vítima, sob efeito de entorpecentes, e minimizou o ato como uma “brincadeira”. A Polícia Militar, ao tomar ciência do fato pela repercussão do vídeo, identificou o autor e o encaminhou à delegacia. O caso segue em investigação pela Polícia Civil de Itaúna, enquanto entidades, como a OAB, classificaram o episódio como um grave retrocesso.
*Matéria realizada com informações do portal G1.