///

Homens são espancados após furto de picanha em supermercado de Canoas (RS)

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga um caso de agressão contra dois homens acusados de furtar dois quilos de picanha de um supermercado na cidade de Canoas. O fato veio à tona após as imagens de violência serem veiculadas pelo programa Fantástico, da rede Globo, no último domingo, 5.

Segundo a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), quatro homens envolvidos na ação eram funcionário do supermercado, já foram identificados e responderão pelo crime de tortura. O delegado responsável pelo caso, Robertho Peternelli, diz que a polícia passou a suspeitar de agressão após uma das vítimas dar entrada no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, com ferimentos graves no crânio. Ele foi colocado em coma induzido.

Após solicitar as imagens de segurança do estabelecimento, o delegado afirma que uma parte aparentava ter sido deletada.

“Enquanto eram recebidos por um funcionário, outro formatava o HD do sistema, como forma de suprimir evidências do crime. Assim, considerando a situação de flagrante, foi prontamente apreendido o DVD-R e encaminhado ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para recuperação dos dados. Após um trabalho qualificado dos peritos, as imagens vieram à tona”, conta Robertho.

O estabelecimento onde as agressões aconteceram divulgou, nesta segunda-feira, 5, uma nota sobre o caso. Confira:

“Estamos profundamente abalados. As agressões são inaceitáveis e não condizem com a sólida história de 22 anos. A trajetória da empresa sempre foi marcada pelo respeito ao ser humano, aos seus direitos fundamentais e a valores como transparência, trabalho em equipe e solidariedade.

Diante de uma conduta lamentável e cruel com a qual jamais concordaremos, a direção da rede de supermercados anunciou que foi encerrado o contrato com a empresa de vigilância privada e desligados os funcionários envolvidos.

Iniciamos o trabalho de revisão de todos os nossos protocolos de segurança e de conduta. Não mediremos esforços para construir sólidos procedimentos que garantam que situações como essa jamais voltem a acontecer. Reafirmamos o nosso compromisso com o respeito à vida e à dignidade da pessoa humana, e nos colocamos, mais uma vez, integralmente à disposição das autoridades”.

Veja o vídeo do momento das agressões: