Seis hospitais públicos do Governo do Pará participaram do projeto “Guardião Azul”, que é uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida, através da “Corrida Ambiental”. O 1º lugar com 77 pontos ficou com a equipe do Hospital Geral de Tailândia (HGT); o 2º lugar foi conquistado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) com 75 pontos; o 3º com o Hospital Jean Bitar (HB) com 71 pontos; e o 4º lugar ficou com o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) que alcançou 68 pontos.
A proposta do certame consistiu em um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável que abordou os seguintes temas: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.
HGT – O diretor executivo do HGT, Cristian Tassi, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou a importância da responsabilidade socioambiental na área da saúde. “Já havíamos iniciado algumas ações sustentáveis em nossa unidade hospitalar antes mesmo de recebermos o prêmio ‘Guardião Azul’, que veio para unificar esses esforços”.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a revitalização da horta orgânica, o programa “Adote uma Garrafa”, compostagem de materiais orgânicos, a redução do uso do gás R22, o direcionamento de materiais recicláveis para cooperativas, além de atividades de educação ambiental em escolas públicas do município e para os próprios usuários da unidade hospitalar.
CIIR- Com a divulgação da conquista do segundo lugar na “Corrida ambiental”, a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Cavalcante, agradeceu a oportunidade. “É muito gratificante acompanhar a evolução e mudança de hábitos dos colaboradores e usuários em cada ação que realizamos. É muito valoroso estar em uma instituição que se compromete em usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa. Agradeço o compromisso de todos”.
Entre os vários projetos executados, destacamos: Disponibilização do calendário agrícola com informações sobre as frutas e hortaliças da época economia e acesso a alimentos de qualidade; Distribuição de hortaliças, plantadas no jardim sensorial do CIIR, para colaboradores, usuários e acompanhantes; Feira Sustentável do CIIR; Coleta de resíduos químicos; Dia “D” coleta seletiva no CIIR; Oficina para produção e uso de sabão ecológico;
HJB – Com o terceiro lugar neste ranking sustentável, o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, destacou o empenho de todos para a obtenção dessa vitória. “Somos muito gratos por esta grande conquista que atribuímos o resultado ao incansável trabalho de nossa equipe, sempre comprometida a desenvolver nossa unidade, buscando a cada ano, novos reconhecimentos como este, através de muito trabalho, carinho, dedicação no melhor atendimento aos nossos usuários e, sobretudo, honrando nosso lema de Respeito à vida!’.
Principais ações sustentáveis desenvolvidas: palestras internas e externas sobre Educação Ambiental, Horta Hidroponia, Jardim Vertical, Espaço Sensorial, Descartes Correto de Resíduos,Projeto Abelhas sem Ferrão – ASF, Projeto Florescer. Plantio de Árvores em situação de vulnerabilidade,1° Pedalada e Corrida do HJB no Utinga, Projeto Lacre Solidário, Projeto Arrecadação de Potes de vidros, Projetos socioambientais, Lixeiras Sustentáveis.
HRPM – Segundo a diretora Executiva do Regional do Marajó, Edna Gomes, a lição que a Corrida Ambiental trouxe “não foi a de quem primeiro cruzou a linha de chegada, mas de como o caminho foi percorrido. O HRPM trilhou um caminho de engajamento e sinergia de equipes, despertando a consciência ambiental e a criatividade para o desenvolvimento de ações que visem a excelência das atividades sustentáveis e a afirmação positiva da simbiose humana com todas as demais espécies de nosso planeta. Todos estão de parabéns”.
Entre as ações de sustentabilidade realizadas nas unidades, foram destacadas ações para redução do consumo de energia elétrica, substituição de copos descartáveis, Ponto de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas, visita comunitária na horta do HRPM, visita na horta com as crianças internadas nas enfermarias do hospital, Horta hospitalar na escola.
A campanha “Corrida Ambiental” contou ainda com a participação Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e Hospital Metropolitanos de Urgência e Emergência, que oferecem assistência de média e alta complexidade.
As ações realizadas nas unidades do Pará envolveram colaboradores e usuários, que são beneficiados com os impactos positivos das boas práticas em sustentabilidade. A intenção é melhorar cada vez mais o ambiente nos hospitais, com a concepção de saúde como conceito mais amplo.
Todas as seis unidades administradas no Pará já possuem importantes projetos de sustentabilidade como horta isenta de agrotóxicos, horta hidropônica, reaproveitamento da água da chuva, seleção e reciclagem de materiais como papel e seu uso racional, substituição de copos descartáveis e redução do volume de resíduos hospitalares, bem como o uso racional de água e energia, entre outros.
Projeto “Guardião Azul” – Foi criado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e quatro deles conquistaram os quatro primeiros lugares.
O diretor Operacional Norte/Leste do INDSH, José Neto, parabenizou todos que participaram da “Corrida Ambiental” em busca por resultados de boas práticas de gestão ambiental. “Foi impressionante a quantidade e a qualidade de projetos de sustentabilidade implantados e implementados. Parabenizo o HGT, que venceu a 1ª Corrida Ambiental, bem como reconheço o grande valor do trabalho desenvolvido por todas as unidades ao longo do ano. Muito orgulho em fazer parte dessa equipe tão comprometida com a vida”.
*Com informações de Agência Pará