//

Hospital Abelardo Santos realiza primeira captação de fígado para transplante

No último domingo, 11, o Hospital Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, realizou a primeira captação de fígado da unidade. O enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Daniel Tapajós, comemorou o feito. “Esta é a segunda vez em que entramos no centro cirúrgico para captação de fígado, porém, foi a primeira vez que temos a captação efetiva de um fígado bom e sem achados intraoperatórios. É um marco no HRAS. Estamos crescendo no que diz respeito à captação de órgãos e tecidos para transplante. É um longo caminho a percorrer, mas com uma equipe como a do Abelardo, tudo fica mais fácil”, disse.

O HRAS é o maior hospital público do Pará e já realizava captações renais e de córnea.

A doação para a captação de fígado foi feita pela família de uma mulher de 51 anos que teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado. Após a captação, o órgão é entregue à Central Estadual de Transplantes (CET), que é a responsável por direciona-lo ao paciente compatível, respeitando a fila de espera por um transplante.

A enfermeira do Centro Cirúrgico, Milena Silva, orgulhou-se ao falar do passo dado pela equipe do hospital. “Poder participar da captação de órgão no Hospital Abelardo Santos é algo único que faz uma tremenda diferença na minha vida. Temos todo o cuidado para que tudo ocorra com perfeição, pois sabemos o quanto é importante na vida das pessoas que aguardam na fila do transplante. Essa experiência é única na minha vida e graças a Deus deu tudo certo, foi lindo poder ajudar de alguma forma. Meu sentimento é de gratidão”, afirmou.