Segundo denúncia recebida pelo BT, o Hospital Santa Maria de Ananindeua (HSMA) pode ser alvo de operação de busca e apreensão do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão interno do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por supostos desvios de verbas públicas do plano de saúde estatal, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP).
De acordo com as informações obtidas, a operação usa como base uma denúncia anônima e liga possíveis desvios do hospital a pessoas próximas ao prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos – que é sócio do HSMA.
Descredenciamento do hospital de Ananindeua do IASEP
No dia 31 de março deste ano, o BT noticiou o descredenciamento do Hospital Santa Maria de Ananindeua do IASEP.
A parceria durou até março de 2024 e a notícia foi dada apenas uma semana antes de outra que movimentou o cenário político do estado: a desfiliação do Dr. Daniel do MDB e a entrada dele para o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
NEGATIVA DO MPPA
O BT entrou em contato com o Ministério Público do Pará para questionar sobre a veracidade das informações e se o GAECO tem alguma operação neste sentido. O MP negou a informação e afirmou que o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado “não tem nenhuma operação em curso”. Questionamos, mesmo que a operação não esteja em curso, se há o pedido para realizá-la junto ao Tribunal de Justiça do Pará – que é quem autoriza a operação policial. O MPPA disse estar apurando a informação.