O Ibama iniciou uma campanha de adoção a cães e gatos que foram abandonados após o trabalho de desintrusão na Terra Indígena Apyterewa, no Pará. A iniciativa é voltada à sociedade civil para que os animais ganhem um novo lar. Os bichos estão castrados e receberam acompanhamento médico.
A operção na TI Apyterewa teve como objetivo retirar indivíduos não indígenas que ocuparam, irregularmente, parte das terras homologadas pelo Governo Federal, em favor dos Povos Tradicionais. O Supremo Tribunal Federal e a Justiça Federal de Redenção, no Pará, proferiram um conjunto de decisões determinando o cumprimento da Operação e homologando o plano proposto pelo Governo.
De acordo com o Ibama, após a desintrusão, foi autorizado que os invasores resgatassem sesu animais, mas muitos acabaram abandonando seus os pets, por isso a necessidade da campanha.
No site criado para impulsionar a campanha adoteapyterewa, há imagens de mais detalhes dos animais e como adotar, além de todo o histórico dos bichos. Para adotantes de fora de Pará, a empresa de viagens GOL fará o transporte do animal.