//

Ibama entra em greve a partir desta segunda-feira, 24, no Pará

Na próxima segunda-feira, 24, inicia-se a greve dos servidores federais ambientais no Pará devido à desvalorização profissional.

O comunicado foi encaminhado pela Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECM (Asibama/PA) à presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O diretor do Aibama-PA, Matheus Santos, informou ao Portal O Liberal que o movimento pede por valorização profissional, além de que os salários sejam equiparados aos da Agência Nacional de Água (ANA); além da diminuição da diferença salarial entre as funções de técnico ambiental-técnico administrativo e as de analista administrativo-analista ambiental. “É uma carreira que não tem reajuste salarial há 10 anos. Levantamentos mais recentes indicam que a perda nominal de valoração da carreira, em aspectos salariais, é de cerca de 24%. Então, quase um terço da expectativa de trabalho é perdida”, ressaltou.

Entenda a paralisação

Desde janeiro de 2024, as atividades de campo, fiscalizações e licenciamento já haviam sido suspensas, no entanto, a greve deve se estender às demais áreas. A data desta paralisação foi decidida durante a uma reunião da Assembleia Geral Asibama/PA, no dia 13 de junho.

Segundo o documento encaminhado pela associação, é frisado que a decisão agravará a crítica situação dos serviços prestados pela categoria à sociedade, prejudicando as metas ambientais e a economia, ainda mais compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, no entanto, não há outra alternativa a não ser continuar a justa luta pela aguardada valorização e reestruturação da Carreira Ambiental.

Alguns serviços essenciais como exportação de madeira e emergências ambientais serão mantidas.



*Matéria realizada com informações do Portal O Liberal.