///

Idosa relata racismo em supermercado de Belém: ‘ele acha que por eu ser preta eu ia roubar a flanela’

Uma idosa de 80 anos aparece em um vídeo que circula nas redes sociais, onde relata ter sofrido racismo, praticado por um segurança do supermercado Cidade, na unidade da Pedreira. Dona Anastácia Corrêa é líder comunitária daquele bairro. O caso aconteceu na última sexta-feira, 11.

“Fui no supermercado Cidade ver o preço de flanelas, olhando o preço de flanelas, o vigilante passou por mim uma vez, depois tornou a passar. Não me agradou o preço”, inicia dona Anastácia em seu relato.

Ela conta que, após decidir não levar o produto, se dirigiu para a saída do supermercado e foi então surpreendida pelo segurança que já a observava. “Quando eu cheguei na porta, ele pegou no meu braço e disse: ‘a senhora está presa’. Aí eu disse: ‘eu, presa?’, continuou.

Após questionar a ação do segurança, dona Anastácia foi acusada de ter cometido roubo no local. “A senhora estava roubando no supermercado Cidade e a senhora está com o roubo dentro da sua bolsa, uma flanela”, teria dito a ela o segurança.

Anastácia é líder comunitária do bairro Pedreira e relata ter sofrido racismo em um supermercado no bairro. Imagem: Reprodução

O constrangimento continuou, de acordo com dona Anastácia, que diz que teve sua bolsa revistada no local. “Ele pegou a minha bolsa, botou em cima do balcão e abriu. Quando ele abriu não tinha a flanela”, revelou.

Dona Anastácia diz que comunicou a outros funcionários da empresa o ocorrido. “Aí eu avisei o pessoal: olha, o vigilante está dizendo que eu tava roubando dentro do supermercado. Aí todo mundo fechou os caixas, foi horrível”, desabafou.

Além de líder comunitária do bairro Pedreira, dona Anastácia é conhecida militante do carnaval do bairro. “Minha pressão baixou, eu fiquei humilhada. Eu fiquei muito triste com a palavra ‘você está roubando dentro do supermercado cidade. O próprio ladrão não quer ouvir isso”, contou emocionada.

Dona Anastácia finalizou seu relato falando sobre o racismo sofrido diariamente pela população negra. “Todo mundo acha que preto é ladrão. Ele acha que por eu ser preta eu ia roubar a flanela. Por isso que ele passou duas vezes por mim, olhando eu ver o preço e o tamanho da flanela”, concluiu.

O Belém Trânsito tenta contato com o Supermercado Cidade.

Testemunha

Um morador do bairro Pedreira chamado Fábio Luiz gravou um vídeo logo após o ocorrido afirmando ter testemunhado a situação. “A dona Anastácia, grande liderança do bairro da Pedreira foi acusada de roubo, foi revistada pelo segurançazinho do supermercado. Se nós não tivéssemos nos manifestado, ela tinha sido até pisada pelo cara”.

Fábio diz que chamou a polícia e estava com dona Anastácia aguardando a chegada dos policiais.

Fábio Luiz diz ter testemunhado o caso de racismo no supermercado. Vídeo: Reprodução/ Redes Sociais

Manifestação

No início da noite deste domingo, 13, moradores do bairro Pedreira fizeram uma manifestação em repúdio ao ocorrido com dona Anastácia. A Deputada Federal Vivi Reis (Psol) participou do ato.

NOVO PROTESTO

Moradores do bairro Pedreira protestaram em frente ao supermercado Cidade na tarde desta quarta-feira, 16. O ato foi em repúdio ao episódio de racismo sofrido por Dona Anastácia no último fim de semana dentro do estabelecimento. A empresa ainda não teria se pronunciado.

Na ocasião, dona Anastácia relatou que foi acusada de roubar uma flanela e chegou a ter sua bolsa revistada por um segurança do local. A vereadora Enfermeira Nazaré (Psol) esteve na manifestação.

Confira os vídeos: