Nesta quinta-feira, 29, o Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com o Ministério do Turismo, contemplará a primeira Escola de Turismo do Brasil, a celebração será às 14h no Ginásio de Esportes do IFPA, campus Belém.
Serão ofertadas mais de 4 mil vagas para o estado do Pará, das quais 160 serão ofertadas pelo IFPA campus Bragança, 1.200 pelo Campus Avançado Vigia, 1.960 pelo Campus Belém e 1.440 pelo Campus Santarém. São 11 tipos de cursos com 20 ou 40 vagas em cada uma das 123 turmas formadas, totalizando 4.760 alunos, incluindo a capital Belém, a região metropolitana, as ilhas e as regiões do Baixo Amazonas e do Salgado Paraense.
“Vamos ter capacitações na região insular de Belém, Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba, Combu, bem como no Marajó. Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari serão municípios que serão atendidos pela Escola Nacional do Turismo”, apontou a coordenadora da Escola Nacional do Turismo, Priscila Farias.
Ao todo os cursos terão 40 horas semanais, cada aluno vai receber uma bolsa de R$200,00 reais oferecida pela instituição por cada mês de curso. Será possível escolher entre as formações: Gestão de Negócios para o Turismo, Educação Ambiental e Sustentabilidade para o Turismo, Governança para a Hospedagem Familiar, Condutor de Atrativos Turísticos, Qualidade no Atendimento aos Turistas nas Ilhas, Organizador de Eventos, Camareira, Elaborador de roteiros regionais, Inglês, Espanhol e Técnico em Guia de Turismo.
“O potencial turístico do estado do Pará é enorme, por vezes, de pouca oportunidade para as empresas, associações, pessoas físicas, etc, das regiões ou comunidades próximas, em função da baixa capacitação na área. A escola vai ter o papel de capacitação ou de atualização dos empreendimentos que já atuam no ramo e desejam atualizar as suas práticas ou de capacitar e inserir pessoas que desejem trabalhar ou empreender na área, mas que não possuem uma capacitação adequada”, explicou a Pró-Reitora de Extensão do IFPA, Keila Mourão.
Oportunidade
Uma escola de turismo na Amazônia é fundamental para o sucesso de eventos globais como a COP-30. Com Belém se preparando para sediar a conferência, a criação de uma instituição exclusiva para o ensino de turismo abrirá novas oportunidades profissionais para aqueles que desejam seguir carreira na área, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor e o fortalecimento da região.
A escola está com inscrições abertas para 760 vagas em cursos profissionalizantes de curta duração. Os candidatos devem ter idade acima de 18 anos e o Ensino Fundamental completo.
Saiba mais detalhes das inscrições.