///

IFPA oferta mais de 6 mil vagas em cursos técnicos e superiores no Pará

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2023. São 2.850 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.970 vagas para Cursos Técnicos Subsequente e 2.015 para Cursos Superiores de Graduação. As inscrições iniciam nesta segunda, 12, pelo site do Instituto. O período de inscrições inicia às 14h do dia 12 de dezembro de 2022 e segue até às 23h59 de 03 de janeiro de 2023.

As vagas são para os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

COMO SE INSCREVER?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online. Só será admitida uma inscrição por CPF e, caso o candidato realize mais de uma inscrição, somente a última será considerada como válida.

Após a finalização da inscrição, o candidato não poderá alterar suas informações. Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental.

A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas e conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas e conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a Graduação, a seleção consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional, que pode ser de 2020, 2021 ou 2022.

FASES

O processo seletivo será composto por cinco fases, são elas: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, Heteroidentificação e habilitação de matrícula.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.