A Escola de Samba Império de Casa Verde revelou no último fim de semana o enredo escolhido para o Carnaval 2024. Intitulado “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”, o samba será uma grande homenagem para a paraense Fafá de Belém.
Desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza, com pesquisa do enredista Tiago Freitas, a narrativa vai homenagear Fafá de Belém, explorando aspectos de sua vida e carreira que se conectam misticamente com a cultura amazônica, suas tradições e festividades religiosas dos povos originários e ribeirinhos.
“Cantar Fafá na avenida é um projeto muito especial que estava nos meus planos desde 2019, e agora, em conversa com o presidente Alexandre Furtado, o momento chegou. Nosso enredo exaltará Fafá de Belém através de caminhos ritualísticos consagrados em sua trajetória artística, estabelecendo uma relação com a região norte. Será uma festiva celebração cultural que enaltece cores, sentimentos, emoções e rituais da floresta amazônica”, compartilhou o carnavalesco Leandro Barboza para a imprensa.
O artista ressaltou ainda que “Fafá de Belém, no desfile da Império, mostrará a força encantada da mulher ribeirinha, que carrega o dom do canto, cuja missão é cultuar os aspectos místicos, sagrados e misteriosos da mata”.
No início de maio, o carnavalesco e o enredista da escola de samba se encontraram com Fafá para apresentar o projeto narrativo e visual do enredo. Emocionada, a paraense aceitou o convite da agremiação e expressou que ser enredo de uma escola de samba era um sonho. “Eu moro em São Paulo há mais de 45 anos, desfilar aqui será uma honra, e ser enredo, então, é a realização de um sonho da minha vida. Vamos arrebentar e tremer todo o sambódromo!”, afirmou a homenageada.
Com uma carreira de cinco décadas, Fafá de Belém liderará a Império de Casa Verde por caminhos de rituais no desfile que ocorrerá como sexta escola no sábado de Carnaval.
A notícia foi divulgada pela assessoria de imprensa da escola de samba. Nos comentários, Fafá de Belém expressou: “Estou profundamente emocionada e honrada! Vumboooora, Tigre! Vamos buscar nosso título!!”
“Uma noite emocionante e muito importante para toda a comunidade imperiana, sobretudo para a cultura, que terá uma agremiação carnavalesca exaltando uma artista que é a cara do Brasil.” Durante sua participação na festa, Fafá se envolveu intensamente com a Império de Casa Verde, vestindo suas cores, cantando, sorrindo e emocionando-se ao relembrar sua trajetória de vida e ver de perto algumas fantasias que estarão na avenida no próximo Carnaval. O desfile exaltará a região norte em uma festiva celebração cultural, enaltecendo cores, sentimentos, emoções e rituais da floresta amazônica.
“Vai ser, com certeza, uma das maiores emoções da minha vida. Obrigada, Império de Casa Verde”, disse a artista, prometendo participar intensamente em todos os momentos em que a agremiação precisar dela. “Eu não prometo o que eu não faço, eu não defendo o que não acredito. Estaremos todos juntos. Nunca fui uma cantora de elite. Eu sou uma cantora popular. E é com esse popular que eu quero entrar na avenida com a ajuda de vocês”, completou.
O enredo “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza e com pesquisa do enredista Tiago Freitas, promete ser uma das produções artísticas mais marcantes da Império de Casa Verde.