Desde a última quarta-feira (15), está aberta a exposição interativa ”Inacontecimentos”, realizada pelo artista paraense Lucas Negrão, em Belém. A mostra artística estará aberta até o dia seis de dezembro na Fotoativa e aborda a relação entre ser humano e meio ambiente e a questão do olhar reflexivo sobre a devastação na Amazônia.
A exposição traz diversas instalações com dispositivos tecnológicos para mostrar alguns registros de sobrevoos e cobertura de imagens de satélites acerca da ação humana no ambiente amazônico e seus espaços e vivências principais. Algumas das fotos foram feitas em Marabá, Oriximiná e imagens em solo de áreas de preservação em Belém, Alenquer, Alter do Chão e Vila Nova. Já os registros de satélite foram retirados da plataforma de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e processadas com o software Qgis, usado por pesquisadores ambientais no monitoramento de queimadas e garimpos.
Lucas Negrão, que nasceu na periferia da Amazônia urbana, afirma ter visto o Rio Tucunduba, que atravessa a rua em que cresceu, sendo uma evidência do desenvolvimento da depredação. Ele, que também é pesquisador, ele ainda mostra comunidades afetadas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no interior do Pará e os dilemas da seca do Rio Xingu e a morte da vida marinha. “Amplificar a reflexão e discussão acerca da ação humana no bioma Amazônia se faz urgente no contexto sócio-cultural, semear mentes pra a preservação e o cuidado com o bioma onde vivemos e com o qual nos relacionamos é que está constantemente sob ataques”, explicou ele.
A exposição é resultado de um projeto que culminou em sua pesquisa de mestrado em Poéticas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A curadoria da mostra é da artista visual paraense Roberta Carvalho, que desde 2007, é uma grande pesquisadora de arte e tecnologia e é uma referência nacional nas artes visuais.
SERVIÇO
Exposição ”Inacontecimentos”, de Lucas Negrão
Visitação de 21/11 a 06/12 (Fotoativa)
Terça a sexta: 15-19h
Sábado: 09-12h
Entrada franca