//

Incêndio na Terra Firme: duas famílias foram atingidas e quatro casas danificadas

Fogo teve origem em uma casa de madeira e consumiu outras três residências no bairro da Terra firme, na manhã desta quarta-feira, 24.

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 24, um incêndio de grandes proporções no bairro da Terra Firme, em Belém chamou a atenção de moradores e populares. O fogo consumiu casas de madeira e chegou perto da rede elétrica da rua. Duas famílias ficaram desabrigadas devido ao fogo consumir as residências, que atingiu quatro imóveis, sendo dois deles de forma parcial.

Dezesseis pessoas, entre elas três crianças, foram impactadas pelo sinistro, porém ninguém ficou ferido. O incêndio, que ocorreu, na avenida Tucunduba, entre a passagem Bom Sossego e rua São Domingo, já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.  A Defesa Civil aguarda a chegada da equipe da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), também da Prefeitura de Belém, para tomar mais medidas necessárias de apoio às vítimas. 

Famílias atingidas receberam amparo e assistência da Defesa Civil. Imagem: Reprodução Aycha Nunes Ascom Defesa Civil.

O corpo de Engenharia Civil da Comissão de Defesa Civil de Belém acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros e realizou a vistoria técnica, assim que a área foi liberada. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

APOIO ÀS VÍTIMAS

A análise dos imóveis resultará em relatório técnico, produzido pelo engenheiro civil da Defesa Civil, que será entregue aos proprietários dos bens. O documento é um dos requisitos para a inscrição das famílias afetadas nos programas de assistência social mantidos pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Pará.

Quatro imóveis foram atingidos, mas a causa do incêndio ainda não se sabe. Imagem: Reprodução Aycha Nunes Ascim Defesa Civil.

Além da equipe operacional da Defesa Civil, a assistente social da Comissão também está presente. Ela já orientou as vítimas sobre as formas de acesso às redes de proteção e assistência social e articula ações junto à Funpapa, órgão de assistência social do município. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros do Pará, que atendeu a ocorrência, esclareceu sobre o amparo às famílias: Equipes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) estiveram no local para orientar os moradores sobre a possibilidade de participação no programa habitacional que concede até 21 mil reais para a construção e reconstrução de residências. As vítimas que tiveram as casas atingidas pelas chamas foram cadastradas no programa e agora devem apresentar a documentação necessária para obterem o benefício que garante apoio para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.