/

Incêndios provocam nuvens de fumaça pelo Brasil; governo de SP decreta situação de emergência

Foto: Reprodução/X/laiszastria

Na manhã deste domingo, 25, uma espessa nuvem de fumaça encobriu a região Centro-Oeste do Brasil, consequência das queimadas que invadiram parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta no último sábado, 24, para Goiás e outros sete estados, apontando o alto risco de incêndio.

Incêndios provocam nuvens de fumaça pelo Brasil; governo de SP decreta situação de emergência - Foto: reprodução Internet
Incêndios provocam nuvens de fumaça pelo Brasil; governo de SP decreta situação de emergência – Foto: reprodução Internet

Goiás Registra Aumento Alarmente no Número de Queimadas

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até agosto de 2024, o estado de Goiás contabilizou 2.424 focos de queimadas. Somente neste mês, foram registrados 859 incêndios, dos quais 203 ocorreram entre sexta-feira, 23, e domingo, 25. A situação, que já é grave, torna-se ainda mais preocupante com o avanço dos incêndios.

Diversos moradores de Goiás registraram a fumaça de tomou conto dos céus do estado.

Em Goiânia e Anápolis os céus ficaram tomados.

Incêndios em São Paulo: Municípios em Alerta Máximo

Enquanto o Centro-Oeste enfrenta uma crise ambiental, o estado de São Paulo também está tomado pelas chamas. A Defesa Civil declarou que pelo menos 36 municípios estão em estado de alerta máximo devido aos incêndios. A situação levou ao cancelamento de voos de três companhias aéreas — Azul, Latam e Voepass — em razão da densa fumaça que compromete a segurança nos aeroportos.

São Paulo Declara Situação de Emergência em 45 Municípios

O governo de São Paulo decretou situação de emergência em 45 cidades, após registrar mais de 2,3 mil focos de incêndio na última sexta-feira, 23, — um recorde nacional. No sábado, 24, mais 305 incidentes foram confirmados pelo Inpe. O decreto, que tem validade de 180 dias, menciona os graves danos humanos, materiais e ambientais, além dos significativos prejuízos econômicos e sociais.

Em resposta à crise, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a criação de um gabinete de crise e uma força-tarefa, com o apoio das Forças Armadas, para combater os incêndios. A operação terá foco em Ribeirão Preto, a cidade mais afetada, onde a poluição atmosférica transformou o dia em noite.

Consequências para Ribeirão Preto e Regiões Vizinhas

Imagem da cidade de Ribeirão Preto -Foto: reprodução @Astronomiaum
Imagem da cidade de Ribeirão Preto -Foto: reprodução @Astronomiaum

Em Ribeirão Preto, as atividades ao ar livre foram suspensas e os jogos de futebol dos times locais, Comercial e Botafogo-SP, foram adiados. A cidade também registrou picos de energia e interrupções no fornecimento de água, com pelo menos 23 poços desligados. Além disso, os atendimentos na rede de saúde aumentaram 60% acima da média, devido às complicações respiratórias causadas pela fumaça.

Desde quinta-feira, dia 22, a situação tem causado o fechamento de rodovias, mortes, acidentes e prejuízos para produtores rurais em diversas regiões.


Já segue o BT no Instagram? Clique aqui