O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de chuvas intensas em Belém e regiões do Pará ao longo desta semana. A forte chuva desta segunda, 11, em Belém registrou 45, 8 milímetros. A umidade durante esta semana está acima de 90%.
Podem ocorrer temporais. Como março é um mês chuvoso, as precipitações continuarão nas regiões do Pará ao longo da semana, com maior intensidade no norte, litoral e oeste do Estado. Na sexta-feira, sábado e domingo, as chuvas serão mais intensas, podendo chegar a 80 milímetros.
Até o próximo sábado, 16, a previsão do Inmet para Belém é a seguinte:
Terça, 12: pancadas de chuva e trovoadas
Quarta, 13: pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Quinta, 14: Muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas
Sexta, 15: Muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas.
Sábado, 16: Muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas.
Em todos os dias a umidade máxima fica em torno de 95%, com ressalva para a força dos ventos que serão moderados com algumas rajadas fortes ao longo da semana. A temperatura varia de 25º a 33ºC.
Na Grande Belém, a média esperada de chuvas para março é de 506,3 mm, conforme previsto anteriormente pelo instituto. Ou seja, até agora, já teve cerca de 33,2% do total previsto para este mês.
As chuvas também coincidirão com a alta das marés, conforme previsto pelo Inmet. A primeira maré alta prevista para esta terça-feira, às 00h38, alcançará 3,7 metros, sem coincidir com chuvas na região metropolitana. No entanto, essa coincidência poderá ocorrer durante a segunda maré alta do dia, que atingirá 3,6 metros no início da tarde. Segundo o estudo do Instituto, a partir de terça-feira, as marés começarão a diminuir, assim como a intensidade das chuvas a partir de quarta-feira até quinta-feira, dia 14.
As chuvas são causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), enquanto as marés altas são provocadas pela atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS
O Inmet faz as seguintes orientações:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Se necessário, entre em contato com a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).