Nesta terça-feira, 10, começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem quiser se inscrever, deve acessar o site do Enem até o dia 21 de maio e realizar o processo.
Este ano, a taxa de inscrição do exame custa R$ 85 e precisa ser paga até o dia 27 de maio. O pagamento pode ser feito através de transações por Pix e cartão de crédito, e também por meio de boletos gerados no site de inscrição. Este último, pode ser pago em agências bancárias, Correios e aplicativos de banco. Os alunos que se inscreveram e conseguiram a taxa de isenção já tiveram seus nomes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entretanto, precisam realizar a inscrição normalmente.
RECLAMAÇÕES
Logo nas primeiras horas de inscrições, alguns estudantes registraram os problemas encontrados para conseguir acessar a Página do Participante.
As reclamações a respeito do site do Inep foram muitas:
Até mesmo a assistente virtual do site apresentou falhas:
DOCUMENTOS
Este ano, uma das novidades do exame é que, pela primeira vez, documentos digitais de identificação serão aceitos nos locais de prova. Os documentos são:
- e-Título;
- RG Digital;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital.
ESCOLHA DE PROVA
Outra escolha que precisa ser feita pelo estudante é o tipo de prova. Isso porque o Inep oferece a prova tradicional (impressa) e a digital.
Entretanto, mesmo na versão digital o estudante precisará se dirigir ao local de prova – não existe a opção de realizar o exame em casa. Além disso, apenas as questões objetivas (de marcar) serão respondidas digitalmente. A redação continua sendo manuscrita.
CRONOGRAMA ENEM 2022
- Inscrições: 10 a 21 de maio;
- Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio;
- Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
- Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
- Provas: 13 e 20 de novembro.