//

Círio Fluvial 2024: está aberta as inscrições de embarcações com novidades no cadastro; confira

As inscrições para o Círio Fluvial 2024 já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 4 de outubro. Este ano, os interessados poderão se cadastrar de forma presencial ou por e-mail, oferecendo mais flexibilidade aos participantes. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (17), durante uma coletiva de imprensa da Marinha do Brasil, realizada na sede do Comando do 4º Distrito Naval, em Belém.

NOVAS REGRAS NO CÍRIO FLUVIAL

COMO SE INSCREVER?

As inscrições presenciais estarão disponíveis entre os dias 16 de setembro e 4 de outubro, das 13h às 15h30, na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, no bairro da Campina, em Belém. Não haverá atendimento aos finais de semana e feriados. Apenas o proprietário, comandante ou representante legal da embarcação poderá efetuar o cadastro, sendo necessário apresentar a documentação exigida.

Para quem optar pela inscrição via e-mail, é preciso anexar os documentos e enviá-los para o endereço [email protected] com o assunto “INSCRIÇÃO CÍRIO FLUVIAL 2024 + NOME DA EMBARCAÇÃO”. As inscrições eletrônicas serão recebidas entre as 8h e 12h, até a data limite de 4 de outubro.

Regras para o Círio Fluvial 2024.

Regras de segurança

A Marinha do Brasil também divulgou as regras de segurança que devem ser seguidas pelas embarcações participantes. Na edição de 2024, será obrigatória a inscrição de cada veículo aquático. Entre as principais determinações estão:

  • Isolamento de segurança: Nenhuma embarcação poderá adentrar a área de isolamento em torno do navio que transportará a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
  • Treinamento da Romaria Fluvial: Será proibida a permanência ou passagem de qualquer embarcação durante o treinamento conduzido pela Marinha.

As embarcações que não cumprirem as regras estabelecidas estarão sujeitas a notificações e penalidades.

O Círio Fluvial, uma das 12 procissões do Círio de Nazaré, contará novamente com forte fiscalização da Marinha, garantindo a segurança e a organização do evento que reúne milhares de fiéis no trajeto pelas águas de Belém.