As inscrições para participar do 1º Encontro Saúde, Mineração e Comunicação estão abertas. O evento promovido pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acontecerá nos dias 9 e 10 de março na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
No evento serão promovidos debates sobre a conjuntura mineral amazônica e os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente local, serão trazidas análises sobre a pauta exportadora dos minérios e a reprimarização da economia do Brasil, além de políticas públicas para o combate às crises sanitárias e ao adoecimento causado pela mineração, assim como discussões sobre a comunicação como agente de transformação social das comunidades de territórios minerados.
A programação contará também com exibição do Cine Crítico Mineral, apresentando e incentivando o debate sobre os documentários “Descartáveis” e “Tinha gosto de Perfume”, que abordam, respectivamente, a realidade das trabalhadoras e trabalhadores da mineração na Vale no sudeste do Pará, e a crise ambiental provocada pela mineração em Barcarena, denunciando o descaso com a população ribeirinha afetada pelas constantes poluições do ar, água e solo.
Para se inscrever no evento, basta preencher o formulário oficial e enviá-lo, após isso, é só aguardar o e-mail de confirmação.
Serviço
I Encontro Saúde, Mineração e Comunicação
Data: 09 e 10 de março de 2023
Hora: 08h às 18h
Local: Auditório Setorial Básico II da Universidade Federal do Pará (UFPA) — Campus Guamá, Rua Augusto Côrrea, Nº1 , em Belém