/////

IPHAN libera retomada da obra do Boulevard da Gastronomia, em Belém

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou neste fim de semana a liberação para a retomada da obra de implantação do Boulevard da Gastronomia em Belém. A autorização foi concedida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Projeto do Boulevard da Gastronomia.

Segundo informações de Cristina Vasconcelos, superintendente do IPHAN no Pará, a liberação foi comunicada por meio de um ofício, no qual informava que fiscais do instituto visitaram o local da obra na última quinta-feira, 29, para avaliar o andamento dos trabalhos arqueológicos e verificar a possibilidade de retomada dos serviços.

A conclusão das obras, segundo informações da prefeitura, acontecem em outubro deste ano, antes do Círio de Nazaré. Imagem: Arquivo / Ag. Belém

A consultoria arqueológica do Boulevard da Gastronomia obteve autorização para realizar estudos arqueológicos na área, conforme a Portaria Nº 38, publicada no Diário Oficial em 23 de junho deste ano. Após a análise dos especialistas do IPHAN, foi concedida a liberação para o assentamento dos ladrilhos e retirada de entulhos presentes no espaço.

Com a obra desembargada pelo Instituto, as equipes retornarão ao canteiro da obra a partir desta próxima segunda-feira, dia 3. Além disso, uma consultoria especializada em arqueologia acompanhará o andamento dos serviços para garantir a preservação histórica do local.

O Boulevard da Gastronomia é um projeto que tem eu seu projeto ciclofaixas, áreas de convivência e quiosques, além da recuperação das praças. O espaço, localizado no centro histórico de Belém, reforça o turismo na capital paraense, que recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2015, e renovado em 2020. O prazo de entrega do Boulevard da Gastronomia está previsto para antes do Círio de Nazaré deste ano, ou seja, no mês de outubro.

Com informações de Sarah Carneiro, de Agência Belém