////

Itens de fé: Tramontina lança linha exclusiva para o Círio de Nazaré; veja mais da coleção

Neste Círio, a marca de utensílios domésticos Tramontina criou uma coleção exclusiva de itens inspirados na maior festividade católica do país, realizado em outubro na capital paraense.

A empresa está na capital paraense desde 1986 e agora, além de suas edições limitadas de Natal e Páscoa, é a primeira vez que uma expressão regional ganhou tal destaque pela marca. 

“A festa tradicional é uma das mais belas expressões da cultura do Pará, estado em que a Tramontina está presente através de uma unidade produtiva e com o qual mantemos forte laço. Esta nova coleção é uma forma de homenagear o povo paraense e de reconhecer a força e a beleza de uma de suas manifestações artísticas e religiosas”, comentou Antonio Pagliari, diretor da Tramontina. 

Entre as peças da linha, estão uma frigideira, tapioqueira, bule térmico, pratos de porcelana rasos, fundo e de sobremesa, descanso de panela, tábua e três opções de petisqueiras, com valores na faixa de R$ 14,90 e R$ 99,90. A venda inicia a partir de setembro e estará disponível somente na nova T store, localizada no Boulevard Shopping Belém, na Avenida Doca de Souza Franco, e em lojas físicas de clientes parceiros no norte. 

A artista que deu vida à coleção, Aline Folha, criou o design manualmente a partir de aquarelas em seu atelier. Aline já desenhou por três anos o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em 2016, 2017 e 2022. Ela contou um pouco sobre o processo criativo e que ficou lisonjeada pelo convite. “Essas criações que eu faço para o Círio refletem um clima e uma estética diferentes, que eu preciso criar no meu ambiente de trabalho e transpor às peças. Ver minhas pinturas estampando itens da marca me faz ver que, tanto o meu trabalho diário, quanto o trabalho realizado para a data, na criação dos mantos,foram vistos e reconhecidos”.

Entre os elementos observados nas artes dos utensílios, estão a estampa com lírios, representando o povo nas ruas e a força, fé e esperança movidas, fundos com um céu azul estrelado, referência à Trasladação, procissão noturna da véspera do Círio, os brinquedos de miriti lembrando as promessas dos fiéis, a corda, que representa a união dos promesseiros e finalmente a imagem na berlinda, principal símbolo da procissão do segundo domingo de outubro.

A festividade do Círio de Nazaré teve sua primeira edição em 1973 e sempre ocorre no segundo domingo de outubro, em Belém, e desde 2014 é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Neste ano, a procissão principal ocorre no dia 8 de outubro.