//

Na Sua Casa | Já sabe como escolher o revestimento ideal para a sua casa? Veja como fazer

Saber como escolher o piso ideal para todos os ambientes da casa é um trabalho que leva tempo e requer muito cuidado. Isto porque cada ambiente da residência precisa de um revestimento próprio e indicado para o local.

Alguns fatores devem ser levados em consideração nessa escolha. Qual é o ambiente? Ele é interno ou externo? Precisa de piso antiderrapante? Essas são só algumas das dúvidas que rondam essa escolha.

Pensando nisso, o BT convidou a arquiteta Tuane Costa do @studiotuca para falar sobre como realizar essa escolha dos revestimentos e tirar dúvidas a respeito das diferenças e especificações técnicas de cada um.

Arquiteta Tuane Costa.

CERÂMICA X PORCELANATO

“Ambos são fabricados a partir da argila, porém em quantitativos diferentes, enquanto a cerâmica conta com maior quantidade de argila (70%) e menor quantidade de rochas (30%). Enquanto o porcelanato, por sua vez, tem maior quantidade de rochas (70%) e menor quantidade de argila (30%)”, disse a Tuane.

Cerâmica x porcelanato

Segundo a arquiteta, o uso de revestimentos em porcelanato é mais indicado em áreas de grande movimentação. “Essa diferença reflete na resistência do revestimento, tornando o porcelanato bem mais resistente, principalmente quando se trata de locais de alto tráfego, sendo o mais indicado para revestir áreas de grande circulação”, afirmou.

Porcelanato Giardino Biancogres

Por isso, o BT indica o Porcelanato Giardino Biancogres. Perfeito para aplicações externas como quintais e varandas, o revestimento também pode ser utilizado em ambientes internos.

A arquiteta reforçou, ainda, outras diferenças entre os dois modelos. “Um outro ponto a ser levado em consideração é a dimensão das peças, normalmente as cerâmicas são apresentadas em dimensões menores, já o porcelanato pode ser encontrado em grandes formatos, então dependendo da paginação que deseja, local aplicado e projeto esse é um fator importante no momento da escolha”.

Piso Calacata Gray

A indicação do BT é o Piso Calacata Gray Retificado Embramaco, que é indicado para uso em ambientes internos.

REVESTIMENTO VINÍLICO

Sobre o uso do revestimento, Tuane Costa afirma que o uso do material traz diversas vantagens. “É uma ótima opção para quem busca praticidade, velocidade e estética, por ser um revestimento que traz a opção de instalação ‘piso sobre piso’ onde, basicamente, a sua fixação é feita com cola de contato sobre o piso existente. É claro que em alguns casos essa instalação não é possível ser feita dessa forma, nesses outros casos o vinílico é instalado sobre o contrapiso com uma manta como a primeira camada”, disse.

Piso Vinílico

A especialista reforça, porém, que mesmo tendo muitas vantagens o piso não deve ser aplicado em alguns ambientes. “Este revestimento não é indicado para o uso em áreas molhadas como, banheiros, cozinhas, bordas de piscina tampouco em áreas que estejam expostas aos intempéries climáticas como sol e chuva (áreas externas). Isso não significa que o contato direto com a água irá prejudicar a superfície do piso, no entanto pode gerar mofo por baixo do revestimento. Isso porque o líquido pode escorrer entre as lâminas, e, além disso, também pode descolar o piso já que a sua instalação é colada”, falou Tuane.

O BT indica o Piso Vinílico Magnifique Valentine Arquitech, que oferece elegância e beleza ao ambiente.

REVESTIMENTO DE BORRACHA

Já sobre os revestimentos de borracha, a arquiteta Tuane Costa afirmou que o uso deste tipo de piso é benéfico em ambientes de esporte e lazer. “Esse piso é indicado normalmente em pontos comerciais como academias ou até mesmo em playground infantil, devido a diminuição de risco de ferimento em uma queda, não há dúvidas que o seu uso atenua, e muito, este risco. Investir em um bom revestimento de borracha permitirá que você cumpra a lei e ainda zele pela saúde e segurança dos que ali frequentaram”, disse.

​​

Além disso, o revestimento de borracha passa uma sensação de segurança, segundo a especialista. “Esse tipo de piso é indicado para demais usos além dos citados, tornando o ambiente muito mais aconchegante e seguro. O revestimento de borracha é obrigatório em alguns ambientes, ou seja, não é um simples luxo é um ato necessário para que tudo funcione da forma que deve ser. Existem modelos confeccionados em placas e outros em rolos: as cores também podem variar, existe uma infinidade de possibilidades a serem escolhidas e personalizadas dependendo do fabricante”.

O BT indica o Piso De Borracha Vibor, que pode evitar tombos e escorregões, além de manter os ambientes devidamente regulamentados.