Nesta segunda-feira, 07, Flórida alertou moradores para novas evacuações da região após o Furacão Milton alcançar categoria 5, com a previsão de chegada nesta quarta-feira, 09, nos Estados Unidos.
Segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC), a população de Flórida está se recuperando dos danos da passagem do furacão Helene, no entanto, recentemente os meteorologistas se surpreenderam com o crescimento rápido do furacão Milton para a categoria mais forte de tempestades, alertando as autoridades locais. Milton pode levar chuvas de até 25cm para o estado, com inundações repentinas nas áreas urbanas.
Ainda sobre a Agência, furacões de categoria 3 e superiores são devastadores até mesmo para casas solidamente construídas, além da falta de serviços básicos como eletricidade e água após a passagem da tempestade. Ademais, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou à imprensa que seu governo já está preparando recursos para salvar vidas.
Furacão Helene – Apenas 10 dias antes, a passagem do furacão Helene causou 220 mortes e inundações no dia 27 de setembro. Agora os Estados Unidos e o México estão sob ameaça da nova tempestade. Antes de atingir o oeste da Flórida na quarta-feira, as autoridades esperam que provoque ventos fortes e um aumento no nível da água de até 1,5 metro na península mexicana de Yucatán, com “ondas grandes e destrutivas”.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já declararam estado de emergência, permitindo ações federais para mitigação dos potenciais impactos.
*Matéria realizada com informações do G1 e O Antogonista.