///

José Serra declara voto em Lula no segundo turno

O senador José Serra (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 4, que fará um voto “misto” no segundo turno das eleições. Para presidente, Serra vai votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e, para o governo de São Paulo, no estado de São Paulo, o tucano apoiará Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

“Não vou me alongar sobre o tema. Diante das alternativas postas, votarei em Lula. E, pela mesma razão, em São Paulo, meu voto será em Tarcísio de Freitas”, afirmou Serra em seu Twitter na noite desta terça-feira, 4. 

Com mandato no senado acabando este ano, Serra não foi eleito deputado federal pelo PSDB nestas eleições. Ele recebeu 88.926 votos dos paulistas, número insuficiente para garantir a ele uma cadeira na Câmara, embora fosse alta a expectativa dos tucanos no estado com sua candidatura. 

Apostava-se nos bastidores que o senador seria eleito sem sequer pisar nas ruas, por conta dos problemas de saúde enfrentados por ele.

Serra é rival político histórico de Lula. O tucano disputou duas vezes a Presidência da República contra o PT. A primeira delas em 2002 contra Lula. E a segunda vez em 2010 contra Dilma Rousseff.

A executiva nacional do PSDB decidiu liberar os diretórios estaduais da legenda na campanha presidencial deste ano.

O senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) anunciou apoio a Lula, enquanto o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decidiu pela reeleição de Jair Bolsonaro, do PL.