Uma cena registrada na tarde deste sábado, 7, em Belém, pode trazer ainda mais revolta para o belenense, que, há muitos anos, sofre com as más condições de infraestrutura em vários pontos da cidade. O contador e educador físico Marcos Pinheiro, de 23 anos, publicou em suas redes sociais um vídeo que mostra um cadeirante tendo dificuldades em trafegar pela Avenida Gentil Bittencourt, no trecho entre Barão de Mamoré e Guerra Passos.
Ao BT+, Marcos contou que se sensibilizou com a falta de acessibilidade que estava diante dele. “Eu estava prestando atenção na buraqueira, olhando a dez metros adiante do carro, para justamente não cair em um, foi quando eu vi o senhor mais a frente tentando passar com a cadeira de rodas por esse pedacinho ruim aí”, revelou.
Para Marcos, que estava dirigindo um carro, andar pelo referido trecho na Gentil já estava sendo penoso, por isso ele se indignou ainda mais com as condições impostas ao cadeirante. “Se nós que estamos dentro do carro corremos o risco de cair num buraco e de repente com o impacto bater a cabeça, imagina o cadeirante”, desabafou.
Ele disse ainda que o local filmado por ele está servindo de desvio para motoristas que desejam adentrar no Guamá, por conta de uma obra na Barão de Mamoré entre Mundurucus e Conselheiro.
“Eu ofereci uma carona para ele, mas ele disse que a casa dele estava bem próxima, agradeceu e disse que não precisava”, contou o educador físico, que finalizou desejando que a infraestrutura da rua melhore. “Espero que o poder público olhe mais pra esse trecho da gentil e tenha mais empatia e pense mais na situação das pessoas com deficiência”.
A Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) informou que enviará uma equipe técnica para averiguar as informações relatadas e fazer um levantamento dos serviços necessários no trecho citado da Avenida Gentil Bittencourt.