//

‘Julho Amarelo’ alerta para prevenção de hepatites virais

As hepatites virais são tema da campanha Julho Amarelo, e são inflamações no fígado, causadas por vírus. De acordo com os dados oficiais de notificação Sinan net, de 2022 a 26 de junho 2023, o Estado registrou 27 casos confirmados de Hepatite Vírus tipo A, 570 de casos do vírus tipo B e 363 casos do vírus tipo C. A vacinação segue sendo a principal forma de prevenção.

A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de higiene ou contato com água e alimentos contaminados. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida (menor frequência) e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam (maior frequência).

Marília Magalhães, coordenadora estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), explica que a hepatite é uma doença silenciosa, o vírus pode ficar incubado no organismo por até 30 anos. “Portanto, a pessoa pode ter o vírus e não saber, além de que os sintomas se confundem com o de um resfriado, como: febre, tontura, enjoo, dor abdominal, e em alguns casos a icterícia (pele e olhos amarelados)”, relata Marília.

“A melhor forma de prevenção contra o vírus da hepatite B, que não tem cura, é a vacina, por isso é importante que todos tomem as três doses”, alerta Marília Magalhães, coordenadora Estadual de Hepatites Virais.

Segundo dados do Sistema de Informações do  Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no Pará, em 2023, 43.500 crianças já foram imunizadas com as três doses da vacina Pentavalente, que inclui a Hepatite B, o que  representa um percentual de 33,07% do público-alvo.

A vacina também está disponível para o público geral, nas Unidades Básicas de Saúde. Em 2023 já foram aplicadas um total de 43.374 doses de vacina contra Hepatite B, mas apenas 9.398 pessoas já tomaram as três doses.

Fluxo

Em caso de suspeita de hepatite, se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde para fazer o teste rápido, que é realizado de forma rápida, segura, gratuita e em todos os municípios do Pará. Em caso de teste positivo o paciente é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento.

Programação

Na programação de ‘Julho Amarelo’ a Sespa vai realizar ações de testagem rápida para Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV além de vacinas contra Hepatite B, Influenza, Coronavac, Pfizer, Bivalente e HPV, no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na praia do Atalaia, em Salinópolis, nos dias 08 e 09 de julho, 15 e 16 de julho e 22 e 23 de julho de 8h30 às 13h. A ação se repete no dia 28 de julho, no Mercado Municipal de Salinópolis, de  8h30 às 13h, e na Nova Orla de Salinópolis, no dia 29 de julho, de 17h às 21h.