A Justiça argentina emitiu ordens de prisão para 61 brasileiros investigados por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram os Três Poderes em Brasília. A decisão foi tomada pelo juiz Daniel Rafecas, com base em um pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. O foco é na extradição dos fugitivos, que já possuem condenações definitivas no Brasil.
Nesta sexta-feira, 15, a polícia argentina prendeu Joelton Gusmão de Oliveira, um dos foragidos, que estava escondido em La Plata, próximo a Buenos Aires. Oliveira foi condenado a 17 anos de prisão por sua participação no golpe frustrado. A Polícia Federal brasileira já deteve centenas de envolvidos, incluindo financiadores e incitadores.
Desde junho, o Brasil tem solicitado à Argentina apoio na localização de mais de 140 fugitivos relacionados ao caso. A Argentina, que recentemente alterou sua legislação para remover o status de refugiado para aqueles com condenações em seus países de origem, promete seguir com as detenções e encaminhar os detidos para extradição.
*Matéria realizada com informações do Portal O Globo.