////

Justiça condena homens que hostilizaram Edmilson Rodrigues em supermercado de Belém

A justiça da 1° Vara do Juizado Especial Federal Criminal condenou nesta quinta-feira, 5, dois homens que ameaçaram e hostilizaram o hoje prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), em um supermercado de Belém. 

Os homens, Rogério dos Santos F. Gonçalves e Dorivaldo do Carvalho da Silva foram condenados por injúria e difamação e deverão prestar trabalho comunitário. O primeiro, Rogerio, pelo período de dois anos e o segundo, Dorivaldo, por um ano.

Conforme a decisão, Dorivaldo foi condenado a pagar 10 salários mínimos que serão convertidos em  “gêneros alimentícios, material de construção e afins”. Rogério, o outro condenado, deveria pagar cinco salários mínimos nas mesmas condições, mas o  juízo dispensou a  obrigatoriedade pela situação financeira do homem. 

Como foi o caso? 

Em 1° julho de 2019, Edmilson Rodrigues fazia compras em um supermercado de Belém quando foi abordado ainda dentro do estabelecimento, por dois homens agressivos que, segundo testemunhas, repetiam a ameaça “Vermelhos tem que morrer” entre muitos xingamentos e menções de agressão, eles também repetiam a frase o Lula ta preso”.

Veja um trecho das imagens:

Os autores da agressão fugiram do local mas foram identificados com ajuda das câmeras de segurança do estabelecimento. Outras pessoas também filmaram a cena e ajudaram o político, contendo os agressores.

No mesmo dia, Edmilson deu entrada junto à Delegacia de Polícia Federal no Pará em uma representação criminal contra os agressores.