Nesta quarta-feira, dia 26, o ator Kevin Spacey foi declarado inocente por um júri em um tribunal de Londres, em relação a acusações de crimes sexuais feitas por quatro homens. As informações são da CNN.
Após um longo período de deliberação, o júri absolveu norte-americano de nove acusações, incluindo agressão sexual, envolvimento em atividade sexual sem consentimento, ou seja, estupro, e atividade sexual com penetração sem consentimento.
O ator tem 64 anos e é vencedor de dois Oscars. As acusações de crimes sexuais afirmavam que os casos teriam ocorrido entre 2004 e 2013, período em que ele atuou como diretor artístico no teatro Old Vic, em Londres. Desde o início do processo, o ator se declarou inocente de todas as acusações, alegando que os casos, se ocorreram, foram consensuais. Em seu depoimento, Spacey, afirmou que tinha “encontros sexuais casuais e indiscriminados”.
O advogado do acusado, Patrick Gibbs, argumentou durante o julgamento que gostar de sexo ou ter encontros casuais não é um crime, mesmo para uma pessoa famosa, ressaltando que “não é crime fazer sexo com alguém do mesmo sexo, porque é 2023, não 1823”.
No tribunal, após receber os veredictos de inocência, o acusado começou a chorar no banco dos réus. O ator, que é conhecido por seu trabalho na série “House of Cards”, da Netflix, atuou nas cinco primeiras temporadas antes de ser demitido em 2017 devido a alegações de má conduta dentro e fora do set.
Em 2022, em Nova York, o ator também foi considerado inocente das acusações de assédio feitas por Anthony Rapp, relacionadas a um incidente ocorrido em 1986.