///

Laboratório da Cidade promove 2ª edição do Museu Itinerante da Amazônia a partir desta terça, 5

Com o intuito de valorizar e debater temáticas sobre os povos originários no Dia da Amazônia, o Museu Itinerante da Amazônia (MIA) chega a sua 2ª edição, a partir desta terça-feira (5).  A exposição mistura peças e intervenções de artistas independentes e pesquisadores do Laboratório da Cidade (LdC), e ficará em cartaz até o dia 1º de outubro, no Fórum Landi, localizado no Centro Histórico de Belém. O evento é uma parceria com o Festivais pela Amazônia e tem o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UEPA. A entrada é gratuita.

De acordo com Jade Linhares o objetivo central do evento é provocar reflexão ao público. “Uma das ideias é fazer esse contraponto: instalar a exposição no nosso patrimônio histórico, a parte colonizada da cidade, e provocar as pessoas a pensarem como essa ocupação se reflete nos dias atuais. Como era nossa arquitetura urbana antes e como ela se transformou com a ocupação de uma cidade, que curiosamente cresce de costas para o rio”, explica a curadora.

Reprodução: César Oliveira

De olho na COP 30

Na iminência de receber a COP 30 em 2025, a escolha do tema para a segunda edição envolvendo Amazônia e crises climáticas, vem com a missão de trazer cada vez mais pessoas para este debate. Segundo a diretora de sustentabilidade do Laboratório da Cidade, Lygia Nassar, a temática será retratada de forma mais profunda e impactante. 

“O LdC é uma organização que identifica as dificuldades e problemas da cidade, mas principalmente propõe soluções, e essas soluções devem sempre levar em consideração o contexto amazônico, o ecossistema onde vivemos e quais processos vem sofrendo, como as mudanças climáticas estão nos afetando e irão nos afetar. Por isso, a 2º edição do MIA vem mostrar de forma mais profunda a temática, mas ao mesmo tempo de forma simples”, explica.

A mostra é composta por uma variedade de recursos, incluindo fotografias, vídeos, artes gráficas e digitais, realidade virtual, mapas, e a interação com a maquete do centro histórico da cidade, atualmente em exposição no prédio. A exposição tem entrada gratuita e funciona de quartas a sábados, das 9h às 17h.

Serviço:

Exposição: MIA – Museu Itinerante da Amazônia : Passado, Presente, Futuros

Data abertura: 5 de setembro, às 17h

Exposição: 6 de setembro a 1 de outubro

Horário: quartas a sábados, das 9h às 17h

Local: Fórum Landi, UFPA, Centro Histórico de Belém, em frente à praça do Carmo

Entrada gratuita