O Prêmio Laureus anunciou nesta segunda-feira, 20, os finalistas em cada uma das sete categorias da edição 2023 da premiação. Entre os nomes indicados este ano, aparecem os brasileiros Rayssa Leal e Filipe Toledo que concorrem na categoria “melhor atleta em esportes de ação”.
Com os dois, concorrem a surfista oito vezes campeã mundial Stephanie Gilmore, a especialista em ondas gigantes Justine Dupont, a snowboarder americana Chloe Kim e a esquiadora olímpica freestyle chinesa Eileen Gu.
Este ano, Rayssa Leal segue em ascensão absoluta no skate. Após a medalha de prata na Olimpíada de Tóquio, a brasileira ganhou seu primeiro ouro nos X-Games em abril. Em seguida, conquistou uma vitória emocionante no SLS Super Crown, vencendo as três etapas da turnê em Jacksonville, Seattle e Las Vegas, antes de terminar com uma vitória no Rio de Janeiro, em novembro. Ela sagrou-se campeã mundial.
Já Filipe Toledo venceu pela primeira vez, em 2022, o Campeonato Mundial de Surfe. Na final, ele venceu o também brasileiro Ítalo Ferreira, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio.
Além dos brasileiros, outros grandes nomes do esporte mundial estão indicados em outras categorias do prêmio, como Lionel Messi, Stephen Curry e Rafael Nadal – que concorrem ao prêmio de “Melhor atleta homem do ano”.
Os nomes dos vencedores serão revelados após votação da Laureus World Sports Academy, júri composto por 71 das maiores lendas do esporte de todos os tempos.
Com informações Globo Esporte*