A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, declarou nesta terça-feira, 17, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça) que o ator vencedor do Oscar e ativista ambiental, Leonardo DiCaprio, está fazendo um esforço de arrecadar 100 milhões de dólares para o Fundo Amazônia.
Em entrevista coletiva, Marina destacou que a imagem ambiental do Brasil para o mundo precisa ser reestruturada. “Para os investimentos voltarem ao Brasil, é fundamental que o País faça o dever de casa na agenda sócio-ambiental”, disse a ministra.
Silva ainda chegou a comentar sobre a importância dos investimentos para a preservação da Amazônia e para projetos futuros. “Para essa agenda socioambiental prosperar, é fundamental que a gente tire o que está errado, mas coloque no lugar certo. E aí precisamos dos investimentos”, afirmou.
Marina já havia compartilhado que havia interesse da Fundação Earth Alliance, presidida pelo ator Leonardo DiCaprio, e a Bezos Earth Fund, criada por Jeff Bezos, dono da Amazon, para cooperar com projetos ambientais do bioma.
FUNDO AMAZÔNIA
O Fundo Amazônia foi criado para captar doações e investimentos não reembolsáveis para promover ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia Legal.
O projeto também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.
*Com informações de Folha de São Paulo.