Fiscalizações realizadas nos dias 27, 28 e 29 de junho interditaram os setores de carnes e pescados de três supermercados de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Além das duas áreas citadas, o supermercado Líder BR teve também o buffet interditado.
Em uma ação conjunta entre o Ministério Público do Pará (MPPA), a Vigilância Sanitária, o Procon Pará e o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI), a investigação buscava saber se os estabelecimentos estavam cumprindo todas as normas técnicas sanitárias e a legislação consumerista.
Os estabelecimentos que tiveram áreas interditadas foram o supermercado Mateus, localizado na Avenida Cláudio Sanders, no bairro do Maguari, o supermercado DuBairro, localizado no shopping Metrópole e o supermercado Líder da BR.
Este último descumpriu a ordem de interdição logo após a saída da equipe de fiscalização. O promotor procedeu ao encaminhamento dos responsáveis à autoridade policial, para adoção das medidas cabíveis.
A ação foi uma iniciativa do 1º Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação, Urbanismo, Consumidor, Fundações e Entidades de Interesse Social de Ananindeua, Arlindo Cabral Júnior.
FISCALIZAÇÃO
A ação é mais uma do Ministério Público do Pará, que está investigando diversos supermercados da região metropolitana de Belém. O Grupo Líder está sendo investigado pela venda de produtos impróprios para consumo.
Os supermercados Nazaré estão sendo investigados por venda de alimentos em más condições higiênico-sanitárias.
E os supermercados Formosa tiveram um prazo de 10 dias estabelecidos para realizar a limpeza e higienização de todas as unidades.