Momentos após a confirmação da vitória de Lula (PT) para o terceiro mandado como Presidente da República, lideranças políticas de todo o mundo parabenizaram o candidato pelo triunfo nas urnas.
Adversário de Lula em 94 e 98, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso utilizou sua conta no Twitter para celebrar a vitória do petista. Segundo ele, com Lula, venceu a democracia e venceu o Brasil, ao postar a mensagem juntamente de uma foto de ambos juntos.
Quem também usou a rede de 240 caracteres para desejar um bom mandato ao candidato eleito foi o presidente francês Emmanuel Macron, que afirma que juntos irão unir forças para enfrentar os desafios que os países enfrentam em comum. Macron também reforça que o vínculo de amizade entre os dois países será renovado.
Outro presidente democrático a parabenizar Lula foi o norte-americano Joe Biden, pela vitória “depois de uma eleição livre e justa”. Em comunicado, Biden mostra o desejo de continuar a cooperação entre os países.
Um dos primeiros a se pronunciar foi o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que celebra a vitória do petista como um marco para um novo tempo na América Latina.
“Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo”, diz Fernandez.
Outros nomes a reconhecer a vitória lulista foram do embaixador alemão Heiko Thoms, do chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, além de governantes de México, Espanha, Reino Unido, Equador, Canadá, Bolívia, Uruguai, Peru, Haiti, Panamá, Portugal, Cuba e Venezuela.