O programa policial que perturbou várias crianças nos anos 90 e inicio dos anos 2000, reestreia na tela da rede Globo nesta quinta-feira, dia 4 de maio. O “Linha direta” retorna após um intervalo de 16 anos, desta vez sendo apresentado pelo jornalista Pedro Bial.
A nova edição irá abordar o “caso Eloá”, um feminicídio que aconteceu em Santo André, no Estado de São Paulo, no ano de 2008 e chocou o Brasil.
O programa vai falar sobre o passo a passo do sequestro seguido de morte cometido pelo criminoso Lindemberg Fernandes Alves, que na época tinha 22 anos. Ele manteve a ex-namorada, a adolescente Eloá Pimentel, de 15 anos, presa em um apartamento por cinco dias. Ele também fez reféns mais três adolescentes, amigos da vítima, que foram soltos ao longo destes dias.
O “Linha direta” é conhecido por fazer a dramatização dos crimes abordados. Neste caso, Julia Daltro fará o papel de Eloá, André Mello, interpreta Lindemberg e Giovanna Linhares, fará Nayana, a amiga da vítima fatal.
Tanto o feminicídio quanto a cobertura da imprensa, que transmitia o caso ao vivo e foi amplamente criticada por isso, serão abordados no programa. Entre os momentos mais absurdos do sequestro que culminou na morte da vítima, a apresentadora Sonia Abrão falou ao vivo na TV com o criminoso pelo telefone. Ainda não se sabe se essa cena em específico será pontuada no programa. O primeiro episódio será focado no sequestro.
No mesmo dia em que a apresentadora falou com sequestrador, um convidado do programa chegou a afirmar: “Eu espero que isso termine assim em pizza, né, e num casamento futuro entre ele e a namorada, a apaixonada dele, né? Ele tá passando uma fase momentânea, né, e ele tem a motivação de viver, porque um rapaz jovem, quando se apaixona, muitas vezes se desequilibra, no caso radicaliza, mesmo. Mas isso vai terminar realmente em final feliz, graças a Deus, eu tenho plena certeza e convicção disto.”, disse Doutor Ademar Gomes. Frase que causou indignação no público.
O RETORNO DO LINHA DIRETA:
Exibido originalmente entre 1990 e 2007, o Linha Direta, segundo a emissora, será totalmente repaginado. A atração será exibida às quintas-feiras, mesmo dia em que ia ao ar anteriormente. Ainda segundo a emissora, serão dois casos por semana, um solucionado pela polícia e outro ainda aguardando fechamento.
A atração irá reunir simulações, apuração e entrevistas, que serão conduzidas por Bial no estúdio com parentes das vítimas e figuras-chave das investigações.