Brinquedos, roupas e artigos infantis em geral, são os principais setores beneficiados pelo Dia da Crianças deste ano, comemorado na próxima quarta-feira, 12. Desde as lanchonetes, até as brinquedotecas, comerciantes, lojistas e empresários esperam um aquecimento das vendas na semana da data.
O Dia das Crianças costuma funcionar como um “aquecimento” dos próximos eventos, como Black Friday, em novembro, Natal e ano novo, em dezembro. Em algumas regiões, os descontos se estendem até o mês de janeiro.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio varejista deve movimentar R$ 8,13 bilhões em volume de vendas para o Dia das Crianças em 2022. Se confirmado, o resultado representará uma retração de 3,1% em relação à mesma data do ano passado.
O preço médio dos bens e serviços relacionados à data deve ser 8,7% superior ao verificado no mesmo período do ano passado, estima a CNC, justificando a retração. O comércio espera ansiosamente pelo aumento nas vendas e, por este motivo, lojistas de todo Estado já estão prontos para a data, que, junto ao Círio de Nazaré, na capital, movimentam o mercado de bens e serviços.
O presidente do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém), Eduardo Yamamoto, está otimista com o movimento dos próximos dias e com a retomada do comércio pós período de pandemia.” Esperamos ver um aquecimento nas vendas esse ano do setor lojistas, em função do Círio e dia das crianças”, disse.
O Sindilojas Belém tem mais de mil lojistas associados em diversas áreas de Belém e Região Metropolitana.