O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quinta-feira, 26, com uma família de brasileiros que estão na Faixa de Gaza, esperando a abertura da fronteira com o Egito para conseguirem retornar ao Brasil em segurança.
O palestino naturalizado brasileiro, Hasan Rabee, que participava da conversa afirmou que o presidente está fazendo o possível para tirar todos do local em segurança, inclusive seus familiares.
Hassan, que vive em São Paulo e viajou para encontrar seus familiares alguns dias antes da guerra ter início, agradeceu os recursos recebidos para a compra de água e comida, porém afirmou que “está muito difícil de achar”. Os familiares presentes na reunião também relataram sobre a escassez de luz, energia, alimentos e medicamentos.
Por meio de videoconferência, Lula afirmou que um avião presidencial estar no Cairo para ser acionado assim que a fronteira for aberta. A família faz parte de um grupo de 30 brasileiros que deseja ser repatriado e continua em Gaza por conta de divergências sobre a abertura da fronteira do Egito.