Nesta sexta-feira, dia 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a escolha da advogada Vera Lúcia Santana Araújo como ministra substituta na classe dos juristas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a indicação, ela será a segunda mulher negra a integrar a Corte.
Vera Lúcia Santana Araújo ganhou destaque recentemente por receber o apoio de diversas entidades do Brasil para ocupar a vaga que foi deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, para esse posto o presidente escolheu o ministro Flávio Dino.
Com a indicação, Vera vai integrar a Corte ao lado da advogada Edilene Lôbo, que também foi indicada por Lula recentemente em junho deste ano.
A lista foi elaborada com nomes escolhidos pelo presidente do TSE, que é o ministro Alexandre de Moraes. Após a decisão, Moraes ligou para Vera Lúcia para parabenizá-la. O nome da nova ministra ainda será publicado no Diário Oficial.
Atualmente, compõem o TSE de forma titular os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, André Ramos Tavares e Floriano Azevedo. A posse de Vera Lúcia Santana Araújo está prevista para as próximas semanas.